quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Que bruxaria é essa ?!

Que bruxaria é essa ?!

Olá pessoal !! Tudo bem ? Aqui no meu Blog, só escrevo sobre meu ídolo, meu amor Johnny Depp, mas nesse post quero falar sobre um assunto diferente. Nunca contei isso pra ninguém, mas não vejo problema em contar isso agora aqui no meu Blog. Leiam até o final. Talvez minha história ajude alguém e faça as pessoas abrirem os olhos. Adoro contar histórias e coisas legais que já passei. O que vou contar aqui é algo que me aconteceu e acho que seria bacana contar para as pessoas, principalmente pra quem tem ou já teve depressão, síndrome do pânico ou só pra quem tem raiva, ódio, tristeza ou medo de algo ou alguém ! Antes, responda rápido : quem é o bruxo mais famoso dos livros e do cinema?? kkkk...

Harry Potter e a Pedra Filosofal. E a Câmara Secreta. E o Prisioneiro de Azkaban. E o Cálice de fogo. E a Ordem da Fênix. E o enigma do Príncipe. E as Relíquias da morte. Quem não conhece essa saga que conta a história de um menino que descobre que é bruxo aos 11 anos de idade ? Quem Não conhece a autora dos livros, que escreveu Harry Potter, a J.K. Rowling ? E mesmo quem nunca leu os livros e nunca viu os filmes ( acreditem, tenho uma amiga que nunca!! ), com toda certeza já ouviu falar ! Pelo menos isso ! Harry Potter me deu uma lição de vida e vou contar aqui pra vocês. 
As fotos que vocês forem vendo aqui em baixo, são os desenhos que eu fiz sobre Harry. Alguns dos desenhos são ilustrações que fiz das capas dos livros.



Em 2005, ganhei de presente da minha irmã mais velha uma agenda do Ursinho Pooh. Foi presente de natal. Lá, eu escrevia tudo que eu gostava, principalmente histórias engraçadas dos meus bichos de estimação e datas importantes. Relendo minha agenda, lembrei quando foi o dia MÁGICO em que assisti Harry Potter pela primeira vez. Tudo aconteceu na noite do dia 24 de dezembro de 2004. O SBT resolveu passar um filme muito interessante que nunca tinha visto antes, sobre um garoto que ia descobrir que não é um garoto ''normal'' e sim um BRUXO ! Pelo que me lembro, meus pais também nunca tinham visto esse filme antes, porque eu, minha mãe e meu pai nos reunimos, sentamos juntos pra assistir ao filme. O filme me prendeu. Segurou minha atenção. Me fazia rir, sentir emoções e meus olhos brilhavam ! Lembro que quando o filme terminou, comentei com minha mãe : '' Que filme bonitinho, amei amei amei !! '' E ela achou a mesma coisa! Bem depois descobri que o filme era da saga Harry Potter. Meses depois, minha irmã mais velha me comprou o primeiro livro da saga, HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL. Esse era o nome do filme que tinha assistido no SBT. Ela comprou o livro no sebo, dava pra ver que estava usado, e tinha umas coisas escritas na contracapa. A capa do livro me chamou muita atenção. Era uma ilustração do Harry voando na vassoura, olhando pra cima, tentando pegar o pomo de ouro, que é uma bolinha dourada com asas que os bruxos querem capturar no esporte deles, chamado quadribol. Sempre fui muito preguiçosa pra leitura. Nem gosto de revelar isso, mas sempre fui aquele tipo de pessoa que tinha preguiça de ler livros sem figuras, pois desde pequena, todos meus livros eram ilustrados e não eram grossos, sempre foram livros fininhos kkkk...




Comecei a ler HARRY POTTER e eu estava gostando MUITO ! O primeiro capítulo do livro me prendeu tanto que o li rapidamente. Achei o livro super bem detalhado, conseguia imaginar cada detalhe, cada coisa que o personagem Harry sentia e passava. A história é muito interessante, sai totalmente da realidade, e a história era tão viciante que eu lia um capítulo atrás do outro. As vezes lia com cautela, justamente pra ir apreciando aos poucos cada pedacinho e cada detalhe da história. Depois que terminei de ler o livro fiquei muito encantada com tudo, me encantei da mesma forma como fiquei quando assisti o filme. Mais um tempo se passou e minha irmã me comprou o segundo livro da saga, novinho. Li, me encantei, e achei a história mais emocionante que a primeira. Não me lembro quando assisti o segundo filme...Mais um bom tempo se passou e minha irmã me comprou o terceiro livro, com uma dedicatória muito legal. Ela escreveu na dedicatória que estava feliz em saber que eu tinha tomado gosto pela leitura. Nem tinha começado a ler o terceiro livro, mas já estava ansiosa pra ganhar o quarto e o quinto. Já sabia que ia existir um sexto e um sétimo, mas na época não sabia quando eles iam ser lançados. 


 Na escola, (isso foi no ano de 2005), passei pra sexta série e minha mãe me colocou num colégio novo, num colégio religioso. A escola era antiga, tinham vários corredores, passagens, tetos altos e as carteiras eram de madeira. Lembro perfeitamente do dia em que uma das professoras nos mostrou a sala de aula que eu ia ficar e isso foi dias antes das aulas começarem. Minha mãe falava que eu ia amar estudar lá porque o colégio lembrava o castelo de Hogwarts, que é a escola em que Harry estuda na história... Lá eu fiz amizade com um garoto muito legal. Ele se tornou meu melhor amigo no colégio, e estudava na minha classe, e ele também era super fã de Harry Potter e vinha até minha casa brincar comigo. O nome dele é Edmar e nunca vou me esquecer das maluquices que eu e ele fazíamos ! Sou desenhista amadora e toda tarde, depois da aula, ele vinha até minha casa pra brincarmos, jogar jogos no computador e desenhar. A gente fazia vários desenhos sobre Harry Potter. A gente desenhava os personagens, as capas dos livros, as cenas dos filmes... Nessa época, eu tinha uns 13 anos. Gostava muito de brincar e amava pular a janela do meu quarto. Ensinei o meu amigo Edmar a pular a janela, que ia direto pro quintal e certa vez tivemos uma ideia muito maluca. Tivemos a ideia de brincar de fazer as poções de Harry Potter, misturando areia, farinha, água, detergente e tudo que encontrássemos ! Passei a tarde toda picando papel prateado, colocando num saquinho plástico transparente e depois colei uma etiqueta dizendo que era chifre de unicórnio picado. Quanta imaginação ! E assim fazia com todos os ingredientes que encontrava. No dia seguinte, ele veio até minha casa e a gente começou a brincar de poções. Ele tinha trazido sabão em pó, farinha, pedrinhas de aquário, Ketchup e muitas outras coisas que nem lembro. Misturamos tudo e íamos dizendo as falas e feitiços dos filmes. Aquela mistura toda virou uma meleca. E o que fazer com aquilo tudo que misturamos ? O que fazer com nossa poção? Ele era um moleque arteiro e teve a ideia de pular a janela do meu quarto e jogar poção nas pessoas que passavam na rua. Eu não tinha coragem de fazer isso, e então ficava apenas observando e rindo muito. Lembro que ele acertou um punhado da ''poção'' num motoqueiro que passou e caímos na gargalhada ! 




Na época que lançou o quarto filme da saga, Harry Potter e o Cálice de fogo, eu, ele e quase todo mundo da escola se juntou pra ir no cinema assistir o filme. Foi uma espécie de encontro de fãs. Eu estava super entusiasmada, animada, empolgada e muito feliz! Lembro perfeitamente da cena em que o Harry segurava um ovo dourado e da cena que me encanei quando ele entrava num labirinto, participando de um torneio chamado Torneio Tribruxo. O álbum de figurinhas desse filme já tinha lançado e não deixei de comprar. Lembro direitinho do dia em que eu e minha mãe estávamos na banca de revista comprando os pacotinhos de figurinhas. Compramos também uma revistinha grossa falando dos personagens. Quando passei pra sétima série, ganhei um presente maravilhoso. Minha mãe me deu um fichário do Harry Potter. Lindíssimo. Ele era preto e na frente tinha um desenho do Harry voando na vassoura, em alto relevo. Não tenho certeza, mas acho que também tinha a mochila pra combinar com o fichário. Eu estava ostentando na escola !! A maioria ia pra escola com mochilas normais, sem desenhos, e eu estava com todo aquele luxo e carregando Harry pra cima e pra baixo. Todo mundo me olhava e comentava sobre meu fichário. Meus pais são maravilhosos. Sempre davam um jeito pra me agradar e me deixar feliz !! Lembro da felicidade que senti quando ganhei um belo presente da minha irmã. Foi quando cheguei em casa, bem cansada depois da aula, fui pro meu quarto, tirei a mochila das costas e vi uma caixa em cima da minha cama. Minha irmã tinha me enviado dois livros novos !! Eram dois livros da saga, o quarto e o quinto. A capa desses livros sempre me traziam boas sensações. Sentia mesmo aquela ''magia'', aquele clima de mistério, suspense e ansiedade pra ler e saber o que ia acontecer com o Harry e seus amigos Rony e Hermione. Nesse dia, ganhei de uma só vez, mais dois livros da saga pra minha coleção ! A capa do quarto livro é o Harry sorrindo, e o nome dele estava escrito em vermelho brilhante e a capa do quinto livro era bem misteriosa, do Harry num fundo azul, segundo a varinha dele e no fundo da imagem tinham umas velas. O nome dele estava escrito em prateado. Queria ler tudo de uma vez pra saber o que ia acontecer.




As boas lembranças que tenho em relação a Harry Potter nunca acabam. Lembro que certa vez, depois da aula, fui numa locadora com minha mãe e conversamos com o dono e contei pra ele o tanto quanto eu era apaixonada pela saga Harry Potter. Ele ficou bem surpreso e me deu um banner do quarto filme. Banner é um pôster gigante. Nesse banner, tinha a imagem do Harry e seus amigos, num cenário muito bonito. Fui bem feliz pra casa com minha mãe e penduramos o banner na parede. Toda vez que eu ia brincar na casa das minhas duas amigas vizinhas, na casa da frente, dava pra ver o banner de longe. A janela do meu quarto sempre ficava aberta. Sempre que dava, minha irmã me comprava algo relacionado ao bruxo ! Ela viajava pra Argentina e pro Peru com uma amiga e quando ela ia em livrarias ou sebos, me trazia algo relacionado a HP. Podia ver e rever esses filmes que eu nunca me cansava. Nos finais de semana, meus pais alugavam os DVDS pra mim assistir. Li o quinto livro, li quase todo o sexto e nunca li o sétimo. Sei mais ou menos que acontece no sexto livro, não lembro muito bem.




Infelizmente, muitos anos depois, parei de gostar de Harry Potter por um motivo muito forte e triste. Nos filmes e nos livros, não todos, tem certos acontecimentos e cenas que não posso ver porque tenho síndrome do pânico. Em 2009 fiquei depressiva, doente e comecei a sentir um ódio muito forte pela saga. Simplesmente por causa disso. Comecei a sentir ódio pela saga e não sabia dizer o porque. Mas no fundo, estava depressiva, nervosa e com síndrome do Pânico. Com raiva, desfiz de toda minha coleção, como o fichário, os livros e as revistas e xingava nas redes sociais. Dizia coisas ofensivas em relação a HP e muitas pessoas sentiam raiva de mim por eu dizer que ''odeio HARRY POTTER''. Era uma situação péssima. Arranjei muita briga, perdi amigos, chorava, e passava por várias situações tensas por simplesmente dizer que odeio a saga e era bem tenso quando ofendia com todas as minhas forças. Nem lembrava mais do que as histórias contavam, tinha esquecido os nomes de todos os feitiços, de quase todos os personagens e nunca soube do final. O que aconteceu no último livro? Não fazia ideia. Fiquei 100% longe. Minha raiva era tão grande que as vezes fui grossa com meus amigos e com pessoas que me tratavam com carinho... Parece que 90% das pessoas gostam de HP e toda vez que eu falava mal e xingava, sempre vinha um monte de gente defender. Os acontecimentos e cenas desagradáveis que não posso ver nos livros e nos filmes, me incomodavam muito. Na época que era fã, essas cenas me traziam desconforto, mas olhava pro lado e tentava esquecer, mas foi em 2009 que isso me irritou de vez e comecei a sentir raiva da saga. Quando as pessoas me perguntavam porque odiava HP, não tinha argumentos, apenas dizia que odiava e ponto final. Questão de gosto.
Fiquei com essa raiva durante uns anos.




Em Janeiro de 2017 (muitos anos depois né?), uma amiga virtual minha, minha xará, ficou compartilhando um monte de coisas sobre HP no Facebook dela e fiquei olhando aquelas postagens com uma baita tristeza. Já não era mais ódio. Era tristeza misturada com saudades. Eu escrevia ''não gosto de Harry Potter'' e acho que ela sabia. Certa vez disse a ela que não gostava porque os filmes me deixavam traumatizada quando criança. Já não conseguia mais dizer ''odeio Harry Potter'' nas minhas redes sociais. Estava ficando cada vez mais ''calma'' e apenas dizia que NÃO GOSTAVA. Até que um dia, ela publicou uma imagem sobre os filmes e eu de intrometida disse que não gosto da saga pra ela. Ela começou a brincar comigo e me lançava um monte de feitiços, escrevendo os nomes deles, como se fosse uma forma de defesa. Dizia os nomes dos feitiços como se fossem xingamentos, mas era só uma brincadeira, nada pra me ofender. Aquilo estava mexendo comigo. Fui grossa com minha amiga, mas não sei se ela chegou a perceber. Quis chorar e não sabia porque. Ódio? Raiva? Saudades? Tristeza ? Pânico? Péssimas lembranças ? Simplesmente saí do Facebook. Comecei a chorar, de pingar muitas lágrimas mesmo, a ponto de molhar toda minha mesa, até que minha mãe me viu chorando daquele jeito e insistiu até eu dizer porque estava chorando tanto. Contei pra ela que estava chorando porque fui grossa com minha amiga e com muitas outras pessoas. Contei tudo pra minha mãe. Na verdade, aquele ódio que sentia em relação a HP, na verdade era um ódio falso. Minha mãe conhece minhas fobias e contei pra ela que certas cenas dos filmes me fazem mal e que não posso ver mais, por isso adquiri ódio pelos filmes e livros. Como forma de ''defesa'', eu me livrei da minha coleção pra fugir dos problemas e esquecer Harry Potter de vez. Acho que xingava a saga como forma de defesa, manifestação, vingança, medo, raiva...Raiva de mim mesma, talvez? Todo ódio que temos por algo ou alguém, tem uma tristeza por trás. Na época que comecei a dizer que odiava, dizia que apenas não gostava, odiava e pronto. Não haviam argumentos convincentes. Odiar algo só por odiar? Sem motivo algum ? Acho que isso não existe. Agi mais por emoção e impulsão do que por razão, nesses anos todos. Finalmente pude me expressar pra alguém, no caso pra minha melhor amiga, minha mãe e pude contar o que realmente sentia em relação a saga. Então na verdade, aquele ódio que sentia por anos e anos não era um ódio de verdade, e sim uma forma de manifestação do meu subconsciente, pra fugir dos problemas, como se fosse uma defesa, pra mim esquecer de HP de uma vez por todas e entre aspas, ''deletar'' as péssimas cenas de alguns dos filmes e certos trechos ruins dos livros que me fazem mal caso assista ou leia. Depois de tudo isso, voltei a ser fã. Tarde demais? Hoje em dia, acho que a saga, os livros e os filmes não são tão comentados entre as pessoas como nas épocas de lançamentos. Mas o que isso importa? Posso reler os livros, posso assistir os filmes (claro, pulando todas as cenas que me trás desconforto) e finalmente, poder saber o que acontece no último livro !!!! Só sei que Harry teve filhos. Os amigos dele também, como o Rony. Quando descobri, isso me chocou. Não curti tanto. Sempre vi o Harry como um garotinho pequenininho, fofinho, as vezes inocente demais, bem criança mesmo. E agora o personagem já é adulto, casado e com filhos?? Que choque ! Mas talvez lendo o livro e vendo o filme tudo isso seja legal. 





Vou comprar os livros novamente e aos poucos vou comprar o que nunca tive : os DVDS. Toda aquela magia, todo aquele encantamento, aquele ar de mistério, suspense, alegria e até mesmo nostalgia em relação a saga senti novamente ! Que saudades estava de tudo isso. Como amava saber de cor e salteado os nomes dos feitiços, dos personagens, das criaturas bizarras e de todas as histórias !! Agora vou poder sentir tudo isso novamente ! E com essa história que acabo de contar aqui, quero deixar uma mensagem que talvez possa ajudar muita gente. Não faça as coisas de cabeça quente. Pode ser clichê dizer isso, parece bobo mas é a pura verdade. Pense muito bem antes de fazer alguma coisa quando estiver com raiva, ódio, tristeza ou qualquer sentimento negativo. Me dói lembrar quando xingava a saga e quando desfiz da minha preciosa coleção. Se arrependimento matasse...Na época que todos esses sentimentos negativos estavam em mim, eu era adolescente, os hormônios estavam a flor da pele e eu fazia tudo por impulso e emoção. Meu outro conselho é : se você sente ódio, raiva, medo ou tristeza por algo ou por alguém, seja lá o que for, desabafe ! Por mais tolo que seja. Diga tudo que está sentindo pra alguém que você confie 100% ! Conte pros pais, pro seu irmão, pra algum amigo, ou até mesmo pra um psicólogo e caso não consiga dizer, e desabafar pra ninguém, escreva num caderno. Só conte pra alguém quando estiver preparado. Tente não esconder nada. Busque ajuda. Busque conselhos. Também não precisa de pressa. Levei anos pra perceber que o que sentia em relação a HP não era ódio e sim medo de ver os filmes e assistir as tais cenas e que tinha fobias. Pode parecer algo bobo, idiota, mas sentir medo de algo não é fácil e é NORMAL !





Comprei o terceiro filme, assisti, me emocionei e me segurei pra não chorar na frente da minha mãe. Que saudades estava !! Consegui tirar um peso das minhas costas, fiquei com um alivio enorme e estou muito FELIZ em poder voltar a ser fã de algo que tanto adorava ! 
Pois é. TUDO TEM SUA HORA !!!!

Até o próximo post !
Se inscrevam no meu canal no Youtube : POQUEDEPI DESENHISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário